segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quadrinhos brasileiros se fortalecem

Tem vernissage da exposição "Os novos dos Quadrinhos Brasileiros", que acontece no teatro Oi Casa Grande (Rua Afrânio de Melo Franco 290, 
Leblon) das 19h às 22h. Uma boa chance de olhar de perto originais de autores de quadrinhos com estilos completamente diversos, e de conversar com os artistas participantes que vem de todas as partes do país.
A entrada é gratuita e a vernissage terá um coquetel de abertura.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Obras de virarem a cabeça

A exposição “Corpos Presentes - Still Being”, do premiado artista inglês Antony Gormley, ocupa as dependências da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), com duas esculturas montadas no alto do prédio administrativo da Alerj, localizado na Rua da Alfândega, 8, e no prédio anexo ao Palácio Tiradentes, na Rua Dom Manuel, s/nº, para integrar a série, que está na Casa legislativa da desde o dia 06/08 e vai até o dia 29 de setembro. As peças, colocadas na beirada de cada prédio, são confeccionadas em resina, outras de ferro fundido e fibra de vidro e representam uma figura humana em tamanho real, fiel reprodução do corpo do artista. São 60 corpos em 12 poses diferentes.
Em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra ilustra a diversidade da obra do artista e conta com variadas instalações. Antony Gormley veio ao Rio de Janeiro em maio deste ano e selecionou 27 prédios públicos, entre eles dois da Alerj. As esculturas ficarão fixadas a uma base metálica, que foi estudada de acordo com as necessidades de cada prédio, e presas com cabos de aço.
Sob a curadoria e coordenação de Marcello Dantas, esta exposição teve grande repercussão de mídia em São Paulo, Londres e Nova Iorque. Segundo sua organizadora, Catarina Duncan, a proposta do artista é criar uma interferência na rotina das pessoas, fazendo com que elas vejam o céu, o horizonte e, por isso, a seleção dos prédios foi criteriosa.
Dependendo de onde se expõem os "homens de ferro", a sensação surreal é incômoda. E esta é a proposta do artista.
O CCBB (RJ) fica na rua primeiro de março, 66 - Centro. E a exposição ficará até o dia 23 de setembro de 2012 de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca.